Câmara aprova projeto do “Teste do Olhinho” do vereador Saulo Dentista
- Editor

- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Objetivo é realizar o exame em crianças menores de um ano, a fim de tratar doenças como o câncer ocular

O vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa (União Brasil), Dr. Saulo Dentista, conseguiu a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 033/2023 de sua autoria, que prevê a realização do Teste de Reflexo Vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, nos bebês residentes na cidade de Poá. O objetivo da proposta é que o exame seja feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município por médicos pediatras ou oftalmologistas, a fim de que doenças nos olhos das crianças sejam descobertas precocemente e tratadas de maneira a evitar maiores danos.
“É um exame simples, indolor e rápido, que pode ser feito no próprio posto de saúde da cidade. Queremos trabalhar com a prevenção de doenças que, se detectadas e tratadas no início, vão evitar o sofrimento tanto da criança quanto dos pais”, disse o vereador Dr. Saulo Dentista.
O autor da proposta agradece a todos os colegas vereadores que votaram a favor do projeto. “Há cerca de um ano, temos acompanhado o caso da filha do jornalista e apresentador Tiago Leifert, que foi diagnosticada com retinoblastoma (um tipo raro de câncer ocular). O tratamento é longo e difícil, por isso, precisamos detectar a doença o mais cedo possível”, enfatizou Saulo Dentista.
O vereador destacou ainda que o poder público municipal poderá realizar parcerias com clínicas ou entidades particulares para a realização do Teste do Olhinho, dentro dos critérios estabelecidos pelo Executivo poaense. “Isso facilitaria muito a vida dos pais das crianças e também não oneraria os cofres públicos, apesar de o oftamoscópio – aparelho usado para realizar o exame -, não custar caro”, explicou ele.
Doenças
O Teste do Olhinho pode diagnosticar doenças como: catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia na prematuridade, infecções, traumas do parto, tumores e cegueira. Neste exame, também pode ser observado o estrabismo.
O retinoblastoma responde atualmente por 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano.
Exame
O Teste de Reflexo Vermelho deve ser realizado nos primeiros seis meses de vida do bebê, ou, no máximo, até a criança completar um ano de idade. O exame é rápido e indolor e é feito com o oftamoscópio, um aparelho que custa, em média, de R$ 200 a R$ 2 mil. No momento do exame, o médico usa o aparelho para emitir uma luz dentro do olho da criança e observar o reflexo das pupilas, semelhante ao que ocorre nas fotografias com flash. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas e podem indicar se existe algo de errado no olhinho do bebê.










Comentários