top of page

Centro de convivência realiza palestra sobre câncer de tireoide

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 29 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atividade ocorreu na última quinta-feira (25), em alusão ao Dia Internacional da Tireoide, celebrado nesta data

ree

Na última quinta-feira (25), o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, em parceria com a UniPiajet, realizou uma palestra sobre o câncer de tireoide. A atividade teve como objetivo orientar os frequentadores do espaço acerca dos sintomas, tratamento, diagnóstico e autoexame da enfermidade.

As ações foram conduzidas pelos alunos de Enfermagem da instituição, que instruíram os participantes sobre as principais formas de manifestação, bem como a identificação da doença. Também foram discutidos os fatores de riscos do câncer de tireoide, que afeta principalmente as mulheres entre 20 e 65 anos.

Os universitários ainda explicaram que o diagnóstico pode ser feito com exames de rotina ou para detecção de outras doenças como, ultrassonografia de pescoço, doppler de carótidas, ressonância de coluna cervical e, até mesmo, tomografia de tórax, além de outros procedimentos destinado a outros fins, mas que são capazes de identificar nódulos tireoidianos.

Durante a parte final da atividade, os alunos do CCMI receberam informações a respeito das formas de tratamento, que podem variar de acordo com a causa e a gravidade do quadro clínico e, um dos principais meios, estão o uso de medicamentos para frear a tireoide acelerada, iodoterapia ou remoção da glândula por meio de cirurgia.

De acordo com a dirigente do CCMI, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, este tipo de atividade é fundamental para obtenção de informação e prevenção. “Quanto mais cedo descobrir esta enfermidade, maior é a possibilidade de cura e, posteriormente, a qualidade de vida do paciente. Por esta razão, buscamos proporcionar encontros interativos, capazes de informar o público da melhor idade acerca dos tratamentos, sintomas e diagnósticos desta doença”, destacou.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Maurício Sordilli/Secoo Suzano

Comentários


bottom of page