top of page

Defesa Civil de Itaquá orienta sobre o aumento da temperatura nos próximos dias

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 21 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

Calor requer cuidados com a saúde e com incêndios em área de mata

Defesa civil de Itaquaquecetuba
Fotos: Dayane Oliveira

A Defesa Civil de Itaquaquecetuba alerta que entre esta quarta-feira (20) e domingo (24), uma forte massa de ar quente e seca vai provocar o aumento da temperatura e queda da umidade relativa do ar. 


"A advertência dos órgãos meteorológicos é de que a temperatura vai superar os valores médios históricos de temperatura máxima, podendo apontar para os 40° C. Isso ocorre quando uma bolha de calor se forma em áreas de alta pressão e permanece por vários dias", explicou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.


Por isso, o órgão orienta ter cautela a fim de evitar problemas de saúde em decorrência do calor. Idosos, enfermos, crianças, grávidas e pessoas com problemas respiratórios podem ser os mais afetados. Se apresentar qualquer problema de saúde, a recomendação é procurar os serviços de urgência e emergência. 


"É necessário tomar água para manter-se hidratado, uma vez que a desidratação ocorre com muita rapidez. Também é importante não ficar muitas horas sem se alimentar, priorizando alimentos leves, como frutas e verduras", destacou a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini. 


Outro reforço necessário é no combate a incêndios em áreas de mata, considerando que o tempo seco propaga o fogo, trazendo graves consequências. "De janeiro a agosto, a Defesa Civil registrou 11 casos de fogo em área de mata. Com a temperatura alta, os riscos são maiores e precisamos ficar atentos aos crimes ambientais", contou o prefeito Eduardo Boigues.


A Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. Para receber os alertas, é possível baixar o aplicativo ALERTASP, disponível para Android e iOS.


Fotos: Dayane Oliveira

Comentários


bottom of page