Em Itaquá, campanha Maio Amarelo de prevenção contra acidentes no trânsito começa nesta terça (6)
- Editor
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Programação conta com aulas, teatro, blitz educativa e simulador de impacto

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Itaquaquecetuba inicia, nesta terça-feira (6), a campanha Maio Amarelo de conscientização para segurança no trânsito. O cronograma se estende por todo o mês e conta com aulão em escolas municipais, teatro para idosos e blitz educativa. A novidade deste ano é o simulador de impacto com realidade virtual.
Na terça (6), o projeto “Itaquá de olho no trânsito e pé na faixa”, idealizado pela pasta em parceria com a Secretaria de Educação, chega à Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes. Na quinta (8) vai desembarcar na Emeb Rui Alberto Pestana Henriques e, nos dias 12 e 15, nas unidades Guilherme Donizete da Silva dos Santos e Benedito Vieira da Mota, respectivamente.
Os estudantes receberão orientações sobre cuidados e segurança no trânsito com material audiovisual e uma faixa de pedestres para simular como atravessar a rua de forma segura.
No dia 22, das 8h às 13h, a praça Padre João Álvares, no Centro, recebe um simulador de impacto com realidade virtual em parceria com a Ecopistas. O equipamento combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais por meio de óculos com vídeo imersivo e busca alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança.
“Esse dispositivo inovador recria de forma realista uma colisão causada por imprudência no trânsito. Nosso objetivo é conscientizar a população. Queremos capacitar todos para que tenham atitudes corretas”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro.
A ação contará com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de SP, da Polícia Rodoviária Estadual e membros do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI). Também será realizada uma blitz educativa no local, com orientação sobre acidentes de trânsito e suas consequências. Já no dia 28, das 9h às 12h, haverá uma apresentação teatral de encerramento da campanha no CEMI (avenida Ítalo Adami, 136 - Vila Zeferina) sobre atitudes seguras com a participação dos idosos.
“Além da conscientização, intensificamos a fiscalização em pontos estratégicos com foco na prevenção de comportamentos perigosos, melhoramos a infraestrutura viária com sinalização adequada, implementamos redutores de velocidade, semáforos inteligentes, melhoramos a iluminação pública e adequamos cruzamentos para tornar as vias mais seguras e acessíveis”, revelou o prefeito Eduardo Boigues
Itaquá é a única cidade do Alto Tietê com uma escolinha de trânsito que atende toda a rede municipal de ensino, conscientizando sobre o uso de equipamentos de segurança e de comportamentos seguros no trânsito.
Fotos: Dayane Oliveira
Comments