top of page

Ferraz de Vasconcelos conquista nota B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do TCE-SP

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 29 de out.
  • 2 min de leitura

Município atinge melhor desempenho dos últimos cinco anos e entra no seleto grupo das cidades com gestão efetiva no Estado



Fotos: Vinícius Cavalcante – Secom/FV
 Fotos: Vinícius Cavalcante – Secom/FV


Ferraz de Vasconcelos alcançou nota B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O resultado coloca o município entre os 102 dos 645 municípios paulistas com gestão considerada efetiva, alcançando a melhor pontuação dos últimos cinco anos — evolução notável em relação às notas anteriores: C+ (2020), C (2021), C (2022), C+ (2023) e agora B (2024).

No Alto Tietê, apenas Ferraz, Guararema e Suzano obtiveram nota B.Criado em 2015, o IEG-M avalia sete áreas temáticas: Planejamento (i-Plan), Fiscal (i-Fiscal), Saúde (i-Saúde), Meio Ambiente (i-Amb), Proteção dos Cidadãos (i-Cidade), Tecnologia (i-Gov TI) e Educação (i-Educação).

Ferraz obteve destaque nos índices:

  • Educação: B+

  • Saúde: B

  • Fiscal: B

  • Cidade (Defesa Civil): B

  • Meio Ambiente: B

  • Planejamento: C

  • Tecnologia da Informação: C

A média geral ficou em B, o que representa uma gestão mais eficiente e efetiva.

O controlador-geral Anderson de Lima e a corregedora-geral Renata Freire ressaltam que o resultado reflete o compromisso da administração com a melhoria contínua:

“Isso se traduz em eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos. Nossa meta é avançar ainda mais”, destacou Lima.

Entre os avanços práticos, estão as melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com novos atendimentos e redução de filas de exames, e na Educação, com ampliação de vagas, redução de alunos por turma e novas unidades escolares.

Outro fator determinante foi a atuação da Controladoria-Geral do Município, que criou o Departamento de Assessoria Especializada de Informação e Inteligência para diagnosticar e aprimorar áreas estratégicas. O setor também firmou parceria com a Fatec-SP, permitindo que alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas colaborassem com soluções tecnológicas para a administração pública.

A equipe formada por Audrey Bergamine Galvão, João Felipe Santana de Freitas e Nicolle Rosa desenvolveu o software Prime – Programa de Resultados e Indicadores Municipais Estratégicos, utilizado para monitorar o desempenho e apoiar auditorias do TCE-SP.

Com inovação, planejamento e transparência, Ferraz de Vasconcelos consolida-se entre as cidades com gestão pública de destaque em São Paulo.

📸 Texto: Cristina Gomes – MTB 26.802/SP | Fotos: Vinícius Cavalcante – Secom/FV

Comentários


bottom of page