top of page

Prefeito assina autorização para tombamento do Conjunto Histórico da Fazenda Sertão

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 31 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Texto: Leandro Rodrigues  Créditos da foto: Secop Suzano
Texto: Leandro Rodrigues Créditos da foto: Secop Suzano

Após participar de missa na Capela Santa Helena, Rodrigo Ashiuchi oficializou interesse da prefeitura na preservação do espaço


O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou neste sábado (28/10) de um ato simbólico que representou a consolidação do processo de tombamento do Conjunto Histórico da Fazenda Sertão. Após missa na Capela Santa Helena, no distrito de Palmeiras, o chefe do Poder Executivo suzanense reconheceu, por meio de assinatura, a importância deste local para o município.

O Compac havia definido pelo tombamento dos conjuntos arquitetônicos formados pela Capela de Santa Helena e a Escola Estadual Helena Zerrener durante reunião deliberativa realizada em 17 de agosto. Na oportunidade, também ficou decidido que seriam incluídas na lista de bens de interesse cultural, dentro da Zona Especial de Preservação Cultural (Zepec), a Fazenda Santa Helena, a chaminé do antigo alambique onde se produzia a Água Ardente Sertão, e o Loteamento Clube dos Oficiais, além do próprio Clube dos Oficiais. Todos esses espaços pertencem à área que constituiu a antiga Fazenda Sertão, que ocupava um terço do território atual de Suzano e estendia-se para uma área significativa do município de Ribeirão Pires.

Nesta semana, os membros do Compac se reunirão para decidir o cronograma de restauro dos locais tombados. Os recursos necessários para a realização destas intervenções serão viabilizados pela empresa Magic City, por meio de um acordo com o Clube dos Oficiais, responsável pela área onde estão instalados os conjuntos arquitetônicos. Assim que o projeto para o restauro estiver concluído, será enviado à prefeitura e ao Compac para aprovação.

Em sua fala, Ashiuchi reforçou que o desenvolvimento da cidade também passa pela atenção com a tradição local. “Nós sabemos da importância de defender nossos bens sejam eles materiais e imateriais. Saber de onde viemos e como o município se desenvolveu nos ajuda a projetar nosso futuro, com a consciência do valor de nossa história, do nosso território e das construções que devemos preservar, assim como os costumes que são associados à nossa cultura”, sublinhou o prefeito.


Texto: Leandro Rodrigues

Créditos da foto: Secop Suzano

Comentarios


bottom of page