Redes sociais, espaço de interação ou oportunidade para a superexposição?
- Editor
- 26 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Apenas no Brasil,82,7% dos domicílios
possuem acessoà internet, segundo
uma pesquisa realizadaem 2019 pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), em escalaglobal, o número deacessos é imensamentemaior.
Com tamanha facilidade para se conectar uns com os outros, surgiu também o problema da grande exposição nas redes sociais e os riscos que ela traz, e é sobre esse tema que debateremos hoje.
De fato, ficou muito mais fácil se relacionar com diferentes grupos porplataformas digitais, o que trouxe inúmeros benefícios, como localizar parentes distantes, facilitar a troca de informações, agilizar processos seletivos, proporcionar a divulgação de trabalhos, e até mesmo criar redes de apoio como em casos de divulgação de imagens de pessoas desaparecidas, mas toda essa liberdade proporcionada pelas redes sociais também pode ser utilizada por pessoas mal-intencionadas, e por isso é preciso estar atento ao que publicamos e a quem tem acesso a essas informações, principalmente nesse último ano em que as crianças precisaram ficar mais conectadas mediante as aulas remotas. Em se tratando
de aplicativos como o Facebook, é preciso se atentar as informações disponíveis na repartição "sobre'; evitar publicar endereços residenciais, número do celular e informações pessoais como RG e CPF.
Quando a conta é de um menor de idade, os responsáveis devem supervisionar o conteúdo a que estão tendo acesso, com quem estão conversando e que pessoas estão mandando solicitações de amizade. A orientação sobre como navegar com segurança na internet deve ser feita desde cedo, visto que a dinâmica de hoje faz com que cada vez mais o público infantil navegue na web. O lnstagram, segundo relatórios feitos e publicados pela We Are Socia I e a Hootisuite, é a quarta rede mais usada no Brasil em 2021.
A plataforma é voltada a publicação de imagens cotidianas. Nele é possível privar a conta, tendo acesso aos conteúdos apenas quem o usuário autorizar, tornando mais segura sua utilização. Ainda assim, é recomendada a não publicação de fotos contendo crianças em
para que essa vicinal também pudesse receber as melhorias necessárias. situações intimas e evitar fotos dos pequenos com uniformes de escolas ou creches. Todo cuidado é pouco. Para que seja possível aproveitar os privilégios do mundo globalizado é necessário que se tenha respeito para com o próximo e reponsabilidade. Cada um agindo de acordo com a moral e a ética estabelecida pela sociedade, será possível desfrutar de um mundo melhor.
Comentarios