Saúde promove sarau educativo no Dia Nacional da Luta Antimanicomial
- Editor
- 19 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
O dia marca a reforma da área psiquiátrica, resultando em um tratamento mais humanizado para pacientes acometidos por doenças mentais

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu nesta quinta-feira (18) o sarau “Livres em Todos os Lugares”, uma ação organizada na Praça dos Expedicionários, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. A ação reuniu cerca de cem pacientes e profissionais das cinco unidades do Centro dr Referência de Assistência Social (Caps) do município, para uma manhã de confraternização e orientação acerca da relevância do combate ao preconceito.
A iniciativa contou com atividades abertas à população, como música, dança e descontração, além da exibição de cartazes e colagens feitas pelos usuários das unidades, orientando os munícipes sobre este dia. O setor também promoveu uma oportunidade para os presentes apontarem “qual a sua loucura”, onde os interessados poderiam expressar suas manias e paixões de forma confidencial em um mural.
Após as dinâmicas, foi organizada uma descontraída caminhada até a Praça João Pessoa, onde os participantes puderam exibir faixas e cartazes temáticos da luta antimanicomial. Todo o trajeto foi escoltado pelas equipes municipais de trânsito e servidores do setor, encerrando assim, a manhã de atividades.
Para a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Dulce Ramos, a reunião foi muito benéfica para evidenciar uma causa fundamental no Brasil. “Esta é uma data para lutarmos contra o preconceito, combatendo toda e qualquer forma de aprisionamento. Nós acreditamos que toda a busca por igualdade deve ser pautada pela luta pela liberdade no âmbito mental”, afirmou.
Texto: Leandro Rodrigues
Créditos da foto: Luana Bergamini/Secop Suzano
Comments