top of page

Vereadores cobram o Governo Federal para repor médicos nas USFs


Por se tratar de um programa federal, a Prefeitura não pode utilizar seus recursos para contratar os profissionais

Os vereadores da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba aprovaram durante a última sessão ordinária, realizada na terça-feira (09/08), o requerimento nº 68/2022, que cobra o Governo Federal para repor os médicos nas cinco Unidades da Saúde da Família (USF) que existem no município e que estão com o número de profissionais reduzidos, causando prejuízos à população.

“O problema em Itaquá não é de agora. Eles (Governo Federal) não avisam quando acaba o contrato do médico e assim o posto fica sem médico. A população cobra a gente (vereadores), mas só o Governo Federal pode contratar esses médicos. Então estamos pedindo a reposição”, disse o vereador Edson Moura (PP), que já havia protolocado requerimento pedindo mais profissionais para as USFs no mês de maio.

Ele explica ainda que a USF é diferente da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Na USF, o município não tem direito de colocar ou tirar médico, só o Governo Federal. Para se ter uma ideia, a USF do Piratininga deveria ter cinco médicos e está funcionando só com dois”.

O requerimento, de autoria do vereador Edson Moura e do vereador e presidente da Câmara, David Neto (PP), foi aprovado e será encaminhado ao Governo Federal, com cópias para vários órgãos de Saúde.

bottom of page