Exposição “Olhares Distintos” destaca talentos locais e abre espaço para novas perspectivas na Câmara de Mogi
- Editor
- há 13 horas
- 2 min de leitura
Mostra reúne 79 fotografias produzidas por alunos dos cursos do Fundo Social e do projeto Crescer

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes abriu, na segunda-feira (3), a exposição fotográfica “Olhares Distintos”, no Espaço Cultural do Edifício Anexo. A mostra, que segue aberta ao público até 14 de novembro, reúne 79 obras produzidas por alunos do Polo de Cursos do Fundo Social da Vila Brasileira e do projeto Crescer, do Centro.
Os participantes cursaram “Iniciação à Fotografia Digital”, no Crescer do Centro, e “Fotografia de Eventos, Produtos e Books”, na Vila Brasileira, sob orientação do professor Anderson Prado.
A abertura contou com a presença do presidente da Câmara, Francimário Vieira Farofa (PL), dos vereadores Edson Santos (PSD), Tonhão de Jundiapeba (PL) e Inês Paz (PSOL), além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maira Cusatis, do professor e dos alunos.
O vereador Edson Santos contou que o convite para levar a exposição à Câmara surgiu após visitar a mostra montada pelos alunos na Vila Brasileira.
“Fiquei impressionado com a beleza dos trabalhos. A alegria dos alunos e o entusiasmo do professor me inspiraram a oferecer o Espaço Cultural da Câmara para que mais pessoas pudessem apreciar essas obras”, destacou.
A presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, também elogiou o resultado do curso e o comprometimento dos participantes.
“Fui surpreendida pela qualidade das fotos. Fiquei realmente de boca aberta. Estou muito orgulhosa dos alunos e do professor Anderson, que é muito dedicado e faz tudo com o coração”, afirmou.
Durante a apresentação, o professor Anderson Prado explicou que o trabalho reuniu 23 alunos e envolveu diversas técnicas de fotografia, explorando luz natural e artificial, fotos internas e externas, e até mesmo imagens captadas com celular, levando em consideração os principais elementos da fotografia — como velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO.
Encerrando o evento, o presidente da Câmara, Farofa, agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância de abrir as portas do Legislativo para a arte e a educação.
“Agradeço ao professor e aos alunos. A Câmara é de vocês. Sintam-se à vontade para mostrar esse belo trabalho. Este espaço é feito para valorizar o talento e a criatividade da nossa cidade”, declarou.
A exposição “Olhares Distintos” está aberta ao público até o dia 14 de novembro, com entrada gratuita.
📸 Texto: João Vitor Carmona – MTB: 99.078/SP | Fotos: Secom/CMM






