Itaquá sedia lançamento do escritório leste do Plano Regional de Regularização Fundiária
- Editor
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Região do Condemat+ foi escolhida para projeto piloto do governo estadual
Itaquaquecetuba sediou, na quinta-feira (8), o lançamento do escritório leste do Plano Regional de Regularização Fundiária. A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) foi escolhida para o projeto piloto do governo estadual, que busca regularizar moradias, oferecer segurança e dignidade.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, do assessor de sustentabilidade da Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Gil Scatena, da arquiteta da Coordenadoria de Planejamento Habitacional, Marlene Martins, representantes do Cidade Legal, Guilherme Serafim e Priscila Borsos, representantes do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), Aline Costa e Márcio Quedinho, além de representantes das cidades da região.
Na ocasião, foram apresentadas as etapas e plataformas que vão concentrar o banco de dados dos núcleos passíveis de regularização. Os 14 munícipios que integram o consórcio vão trabalhar em conjunto, alinhando suas demandas individuais, além de informações técnicas, propondo um cronograma regional integrado de ações.
Dados dos 14 municípios que integram o consórcio apontam cerca de 1.360 núcleos passíveis de regularização, que totalizam 11,5 mil imóveis. Em Itaquá, são 223 núcleos e 5 mil imóveis. A meta é promover a regularização em seis anos.
“É um dia importante para Itaquá, para a região e para o Condemat+. O objetivo do escritório leste é acabar com as moradias irregulares, oferecer segurança e dignidade à população com trabalho técnico, focando na urbanização e na qualidade de vida das pessoas”, disse a secretária de Habitação de Itaquá e coordenadora do Grupo de Trabalho de Habitação do Condemat+, Angela Quirino.
Autoridades e técnicos dos municípios vão fortalecer a atuação junto ao governo estadual e demais instituições parceiras. “Estamos confiantes de que vamos ter o maior programa de regularização fundiária regional e do estado em breve. Estamos felizes por trazer esse programa para o Alto Tietê”, finalizou Boigues.
Fotos: Chalaine Kerchner
Comments